O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), detalhou, nesta sexta-feira (21), as ações emergenciais adotadas pelo Estado para enfrentar os impactos das chuvas que atingem diversas regiões baianas. Em entrevista à imprensa, o governador afirmou que acompanha a situação desde a madrugada e mantém contato constante com prefeitos das áreas mais afetadas.
Segundo Rodrigues, ele conversou na noite de quinta-feira (20) com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, por volta das 22h, mesmo após a redução do volume de chuva na capital. “Mesmo sabendo que estava tudo dentro de controle, eu liguei”, disse.
O governador informou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil monitoram todo o território baiano. Entre os municípios mais afetados, ele citou o Vale do Jiquiriçá, onde houve transtornos, e cidades como Castro Alves e Mutuípe, que registraram danos em telhados de hospitais. Em alguns casos, equipamentos chegaram a queimar.
“Foi preciso retirar pessoas. Equipamentos queimaram, mas a Secretaria de Saúde do Estado já vai enviar novos hoje, porque esses municípios não podem ficar sem esses equipamentos”, afirmou.
Rodrigues também mencionou ocorrências no entorno do Baixo Sul, destacando problemas registrados em Valença. Ele destacou que, apesar dos prejuízos, o governo estadual “está administrando” a situação.
Em Feira de Santana, houve falta de energia na noite de quinta-feira, o que gerou preocupação especialmente em unidades de terapia intensiva. Rodrigues disse ter ligado para o ex-prefeito José Ronaldo por volta das 22h para verificar tanto as condições dos hospitais quanto a possibilidade de alagamentos.
“Estamos de olho. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a área de saúde estão de plantão esses dias”, afirmou o governador, reforçando que o Estado mantém equipes mobilizadas para atender emergências durante o período chuvoso.



