O deputado estadual Nelson Leal (PP) confirmou nesta terça-feira (18) sua saída da base do governo Jerônimo Rodrigues (PT) para se integrar ao grupo político liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). A mudança reforça o movimento de migração de lideranças para a oposição, que busca se fortalecer para as eleições de 2026.
Leal afirmou que as articulações já estão em ritmo intenso e destacou a grande receptividade que tem encontrado desde que anunciou sua mudança de campo político. “Nós estamos trabalhando incansavelmente. Ontem, a última mensagem que nós trocamos foi meia-noite e 17 e 4h15 da manhã de hoje a gente já estava conversando de novo”, contou.
Segundo o deputado, o diálogo com prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças tem sido constante e sinaliza um ambiente político mais favorável ao projeto oposicionista. “Nós estamos, obviamente, de braços abertos. Esse não é um projeto individual, é um projeto coletivo. Eu tenho certeza absoluta que novas pessoas se incorporarão a essa caminhada”, afirmou.
Ele relembrou que, em 2022, quando o PP decidiu apoiar ACM Neto, houve resistência nas bases da legenda, mas agora o cenário é completamente diferente. “A gente está surpreso com a receptividade que estamos tendo. São realidades totalmente diferentes, 22 com 26. (…) É impressionante a quantidade de ligações que nós estamos recebendo diariamente. Segunda-feira, no União Brasil, está mais parecendo uma feira do que um escritório político”, relatou.
Leal afirmou que a motivação principal da mudança está relacionada à expectativa de desenvolvimento para o estado. Ele elogiou a gestão de ACM Neto à frente da Prefeitura de Salvador e disse acreditar que o ex-prefeito pode repetir o desempenho em nível estadual. “Podemos fazer muito mais. Eu acredito que Neto vai fazer a mesma transformação que fez em Salvador, no estado da Bahia. É isso que a gente está precisando”, declarou.
Para o deputado, a Bahia tem enorme potencial de crescimento, mas necessita de uma gestão com visão regionalizada e estratégica. “A Bahia tem um potencial fantástico de crescimento, de desenvolvimento, e está precisando de um gestor que tenha um olhar focado às potencialidades de cada uma das regiões. E eu tenho a certeza que os baianos já estão enxergando na figura de ACM Neto esse homem que vai promover o crescimento e o desenvolvimento que a Bahia tanto precisa”, completou.
A entrada de Nelson Leal no grupo de ACM Neto é vista como um reforço político importante na costura de alianças para 2026, em um momento em que o PP e outras legendas ainda avaliam seus posicionamentos para o próximo pleito.



