O deputado estadual Emerson Penalva (PDT), autor da proposta que concedeu a Comenda 2 de Julho a Wilson Cardoso, aproveitou o evento desta sexta-feira (14), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para projetar o cenário político nacional de 2026.
Penalva defendeu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como a principal aposta da direita e centro-direita para a disputa presidencial. Para o parlamentar, Tarcísio já se coloca naturalmente como pré-candidato por governar o estado mais populoso e economicamente forte do país.
“É um governador testado por todos os cargos que ocupou, é técnico e tem feito uma excelente gestão em São Paulo. É um nome forte no Brasil hoje”, afirmou.
O deputado avaliou que Tarcísio tem capacidade de unificar o campo oposicionista. “É um nome que reúne toda a direita e centro-direita do Brasil, e tenho expectativa de que ele seja candidato”, disse.
Penalva também projetou reflexos da possível candidatura de Tarcísio na política baiana, afirmando que a união da oposição em torno do governador paulista pode fortalecer a candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ao governo do estado.
“Vai ter um palanque único, e isso fortalece também nosso palanque aqui na Bahia com ACM Neto para governador”, completou.



