A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que Jair Bolsonaro (PL) passe por avaliação médica especializada para saber o quadro clínico do ex-presidente para saber se existe compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponível no Complexo Penitenciário da Papuda. As informações são da coluna Grande Angular, do site Metrópoles.
O pedido ocorreu por conta da proximidade do julgamento dos embargos de declaração na ação da trama golpista e a possibilidade dos réus serem acolhidos no sistema penitenciário do DF. O julgamento começa nesta sexta-feira (7) e pode se estender até a próxima semana.
“Salienta-se que é sabido que o réu já fora submetido a cirurgias na região abdominal, conforme amplamente noticiado em fontes abertas”, citou a pasta, no ofício encaminhado a Moraes na última segunda-feira (3).
A Seape lebrou ainda que Bolsonaro precisou receber visita médica na prisão domiciliar para evitar deslocamento de escoltas emergenciais.
“Registra-se, ainda, que, em 16/09/2025, foi necessária a realização de escolta emergencial de Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde o monitorado permaneceu internado durante a noite”, pontuou.
De acordo com a coluna, integrantes da secretaria avaliam que a situação de Bolsonaro é delicada e pode exigir cuidados específicos com a alimentação, além de acompanhamento médico.
Bolsonaro sofre com problemas de saúde causados pela facada que levou em 2018 e passou por cirurgias no intestino desde então. Neste ano, o ex-presidente foi diagnosticado com câncer de pele.



