O prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB), manifestou orgulho ao ser indicado para receber a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Emerson Penalva (PDT).
Em entrevista nesta quarta-feira (5), Cardoso afirmou que a comenda representa o reconhecimento de uma trajetória de mais de quatro décadas, marcada pela atuação na iniciativa privada, na pecuária e na vida pública. A data da entrega da honraria ainda será definida pela ALBA.
“É um reconhecimento de um trabalho que nós estamos realizando há mais de 40 anos, não só na iniciativa privada, como pecuarista, como presidente de sindicatos, de produtores, essas trajetórias de vida que forçaram em que foi aprovada por unanimidade e também a minha vida pública,” declarou o presidente da UPB.
Liderança nos consórcios e nova fase da UPB
O prefeito também destacou sua atuação como fundador e presidente do Consórcio Chapada da Porta e, atualmente, à frente da UPB e da PEC (Prevenção dos Consórcios Públicos da Bahia).
Com foco no fortalecimento institucional e no diálogo entre os 417 municípios baianos, Cardoso anunciou investimentos em infraestrutura na sede da UPB, que incluem:
Ampliação da sede: criação de novas áreas, gabinetes e salas de reunião;
Espaço de convivência: implantação de uma sala de imprensa e de um “café com um meio” para aproximar prefeitos e jornalistas.
“Eu tento fazer um trabalho para os 417 municípios,” resumiu o presidente, ressaltando ainda a importância das relações políticas construídas ao longo de sua trajetória, citando nomes como Jaques Wagner, João Durval e César Borges.
PAC e novos financiamentos para municípios
Durante a entrevista, Wilson Cardoso também anunciou uma nova oportunidade para as prefeituras dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), resultado de suas articulações em Brasília.
O programa deve beneficiar municípios selecionados, mas ainda não contemplados com recursos diretos, oferecendo alternativas de apoio e financiamento. Entre as medidas previstas estão:
Financiamento subsidiado, por meio do BNDES, MDS ou Caixa Econômica Federal;
Suporte técnico com dois anos de treinamento para viabilizar projetos como creches, escolas de tempo integral, hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo o presidente da UPB, a nova iniciativa “abriu os leques” e permitirá que os prefeitos acelerem a execução de projetos que tragam benefícios concretos para a população baiana.



