O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quarta-feira (5) que a Petrobras autorizou o uso de uma área em Maragogipe para a instalação de uma base de montagem de peças da Ponte Salvador-Itaparica. A declaração foi feita em entrevista à TV Bahia e marca um novo avanço na execução do megaprojeto de infraestrutura.
“Eu tive já notícia muito boa que a Petrobras já autorizou de boca, vai assinar nos próximos dias a liberação de uma baia, de um ambiente dentro de Maragogipe, do estaleiro, porque já estão quase saindo os navios… para poder montar as peças para construção da ponte e vai ser em Maragogipe,” afirmou o governador.
Jerônimo também adiantou que espera o início das montagens já nos primeiros meses de 2026. “Eu espero que no início do ano, no máximo março, abril ou maio, a gente já veja essas peças e eu voltarei aqui para mostrar as imagens com vocês”, completou.
Durante a entrevista, o governador voltou a defender a criação da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), anunciada na última segunda-feira (3). A nova pasta será chefiada por Mateus Dias, com Pedro Dórea como chefe de gabinete, e terá a função de acompanhar de perto todas as etapas da construção da ponte.
“Se o governador soltar um projeto do custo da ordem de mais de 10 bilhões e não tem uma secretaria para cuidar disso, a oposição, a sociedade vai ficar desconfiada”, justificou Jerônimo.
A criação da Seponte e a autorização da Petrobras são consideradas peças-chave na estratégia do governo estadual para garantir o avanço do projeto da Ponte Salvador-Itaparica, uma das obras mais aguardadas da Bahia, que promete transformar a mobilidade e a economia do estado.



