O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, comemorou o resultado do INDEX Bahia 2025 que foi realizado no Centro de Convenções de Salvador em agosto deste ano. Em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (4), Passos afirmou que a INDEX consolidou-se como um marco para a economia baiana.
“Os negócios que se realizaram no pós-index ainda foram mais positivos. E o índice de satisfação que tem participado até, foi estimulante para que nós repetíssemos o evento. Trouxe valor para a empresa, e isso é o que importa. O que importa é ajudar as empresas a trabalhar nesse ambiente de negócios que elas têm, caso específico, tudo voltado para a área de vendas. O conteúdo que nós fazemos, painéis que tratam de aspectos de produção, como aspecto de governança, como questões de financiamento, questões de tributação. Então, todo esse conteúdo que é recheado durante a index, faz com que as empresas e as pessoas, da forma geral, tenham essa motivação de estar presente”, afirmou.
O evento promoveu conexões estratégicas, reuniu os principais setores industriais e movimentou cerca de R$ 98 milhões em negócios, entre exposições, rodadas de negócios. Foram mais de 200 stands e de 30 patrocinadores na primeira edição. Com resultados expressivos e uma programação intensa, somando cerca de 30 mil visitantes, 200 horas de conteúdo em dez espaços diferentes, entre plenárias e áreas de conteúdo, a INDEX contribuiu de forma decisiva para o fortalecimento da economia local e a projeção do estado como polo de inovação e competitividade nacional e internacional.
Em função do resultado da primeira edição, Passos declarou que está bastante otimista e que a edição de 2026 será ainda muito mais positiva para toda a cadeia empresarial e industrial baiana.
“O setor empresarial é um otimista por natureza, mas nós entendemos que a Index é também um instrumento de apoio às indústrias e às empresas no enfrentamento das dificuldades do dia a dia. A Index permite às empresas expor suas marcas, isso é muito importante, isso pôde ser constatado na Index 2025, de muitas empresas que passaram a ser conhecidas dentro do ambiente empresarial, dentro do ambiente de consumidor, dentro do ambiente de comprador, isso resulta no incremento de negócios, não só durante o evento, mas no pós-evento, e temos certeza que a Index 2026 ainda vai ser mais forte, e isso fortalece as indústrias de uma forma geral, inclusive para tornar o ambiente melhor”, conclui.



