O secretário de Infraestrutura da Bahia, Adolpho Loyola, destacou nesta segunda-feira (3) o perfil técnico do novo titular da Secretaria da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte), Mateus Dias, apresentado oficialmente à imprensa.
Segundo Loyola, a escolha, definida pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), reforça o compromisso do governo em garantir agilidade e eficiência na condução do projeto.
“Nós apresentamos hoje para a sociedade. Essa era uma decisão que estava na mão do governador. É um secretário técnico, apesar de conhecer a política, mas é uma indicação técnica. Ele é muito preparado para a ponte, muito preparado para este empreendimento”, afirmou Loyola, destacando que o anúncio foi feito em primeira mão à imprensa, antes mesmo de qualquer tratativa política.
O titular da Seinfra ressaltou que Mateus Dias tem acompanhado o projeto há bastante tempo, desde a época em que atuava na superintendência, e possui experiência direta com as etapas técnicas e institucionais da obra. “Ele já foi à China, conhece o pessoal do consórcio, entende as demandas dos municípios e dos movimentos sociais. Está ciente das áreas do entorno e vai conduzir o diálogo com todos de forma equilibrada”, afirmou.
Loyola acrescentou ainda que o consórcio responsável pela construção já possui autonomia para avançar nas próximas fases e que a criação da Seponte vai acelerar o cronograma. “Nós estamos trazendo a abertura da plataforma da Petrobras, que vai ser um dos canteiros para montagem da ponte provisória e transporte das balsas. Agora, com a secretaria estruturada, vamos dar celeridade a essa obra”, completou o secretário.



