Usar um erro gramatical para testar a audiência e chamar a atenção de estudantes para mais um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A estratégia ousada foi adotada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para promover o Aulão Prepara Enem, que acontece na próxima quinta-feira (6), a partir das 14h, na Arena A Tarde, em Salvador. A expectativa é reunir dois mil estudantes no local e alcançar um total de 120 mil com a transmissão ao vivo, no YouTube.
Uma das peças de divulgação com o famoso bonequinho “Flork”, usou um dos erros mais frequentes nas provas de Redação: trocar o “mas” pelo “mais”. Trata-se de um equívoco comum, provocado pelo som idêntico das duas palavras. Uma nova postagem faz a correção, indicando que a anterior era uma “pegadinha”.
A diferença, porém, é simples. “Mas” é conjunção adversativa, usada para indicar oposição. Já o “mais” é advérbio de intensidade, sinônimo de “em maior quantidade”.
Esta e outras dicas serão apresentadas e relembradas no Aulão Prepara Enem, que vai reforçar conteúdos para o exame que é a principal forma de acesso ao Ensino Superior.
A seleção de professores convocados é formada por Noslen Borges, referência em Língua Portuguesa e dono do maior canal educacional da área no YouTube; Vina Queiroz, professora da rede estadual e especialista em Redação; Wagner Aguiar, mestre em ensino de Matemática pela UFBA, e Éric Barreto, especialista nas áreas de Química e Matemática.



