A presidente da Associação Comercial da Bahia, Isabela Suarez, destacou, em entrevista nesta quinta-feira (30), após a sessão de entrega do título de Cidadão Baiano para o presidente do Ibram, o ex-ministro Raul Jungmann, e o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, a importância de ambos para o fortalecimento da mineração no estado e no país.
“Eu represento a associação e começo hoje aqui com muita honra. Acompanho desde sempre a trajetória de Henrique Carballal e também do ministro Raul Jungmann. Como representante do produtivo, é sempre uma oportunidade para dizer a eles toda a contribuição e desejar boa sorte, que continuem incentivando cada vez mais essa atividade, que é fundamental para o Estado da Bahia, que já ocupa a terceira posição em produção mineral”, destacou Isabela Suarez.
A representante do setor produtivo ressaltou a necessidade de ampliar a percepção sobre o setor, desconstruindo a imagem negativa criada após ocorrências isoladas. Ela também destacou que a mineração está presente na vida da sociedade.
“Até então se tinha a mineração como uma coisa perigosa, e o que a gente vê, na verdade, é que o minério é vida. Estar com um celular na mão significa que algum item mineral está dentro disso. Como toda atividade produtiva, com grande perspectiva, deve ser incentivada pelo Estado, regularizada, para que ela seja definitivamente sustentável e possa impactar positivamente todos os campos de atuação”.
Ela finalizou destacando o papel de Henrique Carballal à frente da CBPM. “Acho que ele tem uma grande contribuição e um grande passo nesse sentido. Desejo que consiga abrir muitos e muitos mais caminhos para o nosso estado”, concluiu.



