O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, recebeu nesta quinta-feira (30) a Comenda 2 de Julho, uma das mais altas honrarias da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em reconhecimento ao trabalho de valorização da mineração no estado.
A homenagem foi proposta pelos deputados Júnior Muniz (PT) e Roberto Carlos (PV) e aprovada por unanimidade.
Em discurso, Carballal destacou o potencial da Bahia na mineração e a necessidade de preparar o estado para atender às demandas do desenvolvimento econômico. “Você não tem noção de como a Bahia tem potencial e como a Bahia está no centro desse debate. Não só na perspectiva da Estação Mineral, mas as indústrias da Bahia precisam estar preparadas para atender esse mundo de desenvolvimento. O comércio, as câmaras municipais, o Parlamento precisam estar prontos para que esse debate seja levado à sociedade e forme uma classe”, afirmou.
O dirigente também enfatizou a importância de políticas públicas voltadas aos pequenos mineradores e garimpeiros, destacando a criação do curso Garimpo Legal, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “A primeira forma de trabalho humano foi através da mineração. Muitos erraram no manuseio de elementos químicos por falta de políticas públicas. A CBPM está assumindo o compromisso de qualificá-los. Olhamos para os grandes empreendimentos, mas também buscamos amparar homens e mulheres que precisam do Estado”, declarou.
Carballal afirmou que a honraria aumenta sua responsabilidade com o estado e com as cidades beneficiadas pela mineração. “Essa honraria que a ALBA me dá hoje me dá muito mais responsabilidade e compromisso com cada cidade que está aqui, que é inclusive meu povo. Lá em Santa Nova ainda não temos estudo que indique potencial de mineração, mas Santanópolis já se beneficia. Desenvolvimento que é mineração será o nosso compromisso”, afirmou.
O presidente da CBPM encerrou o discurso agradecendo à família. “Quero agradecer minha mulher, Beatriz, e meus filhos que estão aqui. Minha filha Clara não pôde estar presente, mas já me falou. Quero dizer que amo vocês”, finalizou.



