A presidente da Associação Comercial da Bahia, Isabela Suarez, destacou a importância de desmitificar a imagem da exploração mineral como um vilão do meio ambiente e às comunidades tradicionais, reforçando que o setor é uma importante locomotiva para o desenvolvimento da Bahia, em entrevista ao OFF News, após participação na mesa Mineração e Sustentabilidade, na Exposibram 2025, nesta quarta-feira (29).
Ela destacou que grandes players do setor tem procurado a Associação Comercial da Bahia para se filiarem, de modo a garantir sua participação na entidade mais antiga que representa o setor produtivo no Estado.
“A Associação Comercial e seu espírito de transversalidade de apoiar qualquer setor produtivo, não só do Estado da Bahia, mas também do Brasil. E lembrando que recentemente nós tivemos a adesão de duas gigantes na mineração, a Energy Foods e também a Pan American Silver, que opera através da Jacobina Mineração, que procuraram a Associação Comercial da Bahia, numa demonstração de reconhecimento da nossa capacidade de articulação para ajudar o setor”, destacou Isabela Suarez.
“Então, da nossa parte, como representante do setor produtivo, como representante de uma instituição que fala pelos empresários, acho que é sempre uma oportunidade para a gente desmistificar o que equivocadamente se fala sobre mineração”, apontou a presidente da ACB.
“E o que nós temos visto aqui na Exposibram é uma perspectiva enorme para o estado da Bahia, que já ocupa a terceira posição na produção mineral e que tem esse vetor e tem esse setor como um vetor estratégico e de uma vez por todas consolidando que essa atividade é sustentável, transforma vidas, gera investimentos, ocupa melhor lugares remotos e toda atividade regular e a capacidade de se trazer atividades, investimentos regulares, sem dúvida nenhuma, é uma atitude sustentável”, arrematou a empresária.



