O pré-candidato a deputado federal Lucas Reis (PT) rebateu nesta segunda-feira (27) declarações do deputado federal Arthur Maia (União Brasil), que projetou vitória de ACM Neto ao governo da Bahia em 2026.
Em resposta, Reis ironizou a postura do ex-prefeito de Salvador e criticou sua bancada de aliados.
“O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, passou os últimos dias se ocupando de dizer que é ‘candidatíssimo’ e para isso, acionou toda a sua tropa pra fazer a mesma coisa”, afirmou Lucas Reis, em referência às manifestações recentes de parlamentares do União Brasil sobre o cenário eleitoral estadual.
O petista criticou ACM Neto por não apresentar propostas concretas. “Sem mandato, enquanto passeia na China, adora apontar para os problemas, mas nunca para as soluções. Adoram criticar, enquanto o povo da Bahia reconhece os avanços que o Governo da Bahia está conquistando nas mais diversas áreas”, declarou.
Lucas Reis também reagiu ao timing das críticas da oposição, destacando que elas surgiram logo após notícias positivas sobre a gestão estadual. “Um dia depois da notícia que a Bahia lidera os investimentos em todo o Brasil, a bancada de deputados do ex-prefeito dispara contra o governador”, observou.
Finalizando com ironia, o pré-candidato petista atacou a disciplina dos aliados de ACM Neto: “Uma coisa eles sabem fazer: obedecer os comandos do seu chefe. Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, provocou.
As declarações de Lucas Reis respondem à entrevista concedida por Arthur Maia à Rádio Metrópole, na qual o deputado federal afirmou que o aumento da violência e a crise na segurança pública estão alterando o comportamento do eleitorado baiano.
“Pela primeira vez, a segurança pública se transformou em um dos pontos mais importantes para a pessoa decidir o voto. A falta de segurança começa hoje a atingir as pessoas mais pobres. Os mais pobres são as maiores vítimas”, declarou Arthur Maia, apostando que o tema será decisivo nas eleições de 2026.
O parlamentar do União Brasil também criticou a condução da educação pelo governo estadual, rebatendo declaração atribuída ao governador Jerônimo Rodrigues. “O governador Jerônimo Rodrigues diz que é autoritário um professor reprovar um aluno. Isso é um absurdo. Sem cobrança, não há aprendizado. E sem educação, o jovem não tem futuro nem oportunidade”, afirmou.
Arthur Maia ainda comentou o domínio político do presidente Lula desde a redemocratização. “Em dez eleições, Lula foi candidato oito vezes e nas outras duas colocou a Dilma. Não há precedente disso em nenhuma grande democracia”, disse o deputado.
Para Maia, o desgaste acumulado do PT abre caminho para a retomada do grupo oposicionista na Bahia. “São tantos fatos somados que eu acredito muito na eleição de ACM Neto”, concluiu.



