Presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Henrique Carballal recebeu delegações estrangeiras para apresentar o novo modelo de negócio da empresa estadual antes da abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2025), no Centro de Convenções de Salvador.
O encontro aconteceu nesta segunda-feira (27).
“Nós hoje tivemos a oportunidade de receber na CBPM delegações estrangeiras, onde nós podemos apresentar esse novo modelo de negócio e nos colocar à disposição”, declarou Carballal em entrevista à imprensa durante o evento.
Na ocasião, o presidente da companhia ressaltou que a participação na Exposibram visa atrair investimentos e parcerias para o setor mineral baiano. “Juntos aqui nós estamos exatamente buscando desenvolver uma mineração inclusiva e sustentável para desenvolver a nossa economia, não só da Bahia, mas do Brasil”, completou.
O presidente da CBPM revelou que a empresa foi citada pelo presidente Trump no encontro com o presidente Lula, e que o presidente dos EUA teria demonstrado interesse em uma das 64 áreas de minérios da transição energética da CBPM: “Ele (Trump) estava interessado em uma área de grafito da CBPM. Existem muitos minerais da transição energética, a Bahia é o celeiro deste processo no mundo”.



