O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (27) que a capital baiana vive um dos períodos de maior investimento da história na área cultural, com obras, restaurações e incentivos que já somam cerca de R$ 1,5 bilhão em recursos públicos e privados. O gestor participou da abertura do Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura, que reúne secretários e representantes do Ministério da Cultura, na Casa das Histórias, no bairro do Comércio.
“Salvador está recebendo secretários de Cultura de todo o Brasil em um momento muito importante. Nos últimos anos, nunca se investiu tanto na área cultural como agora. São doze equipamentos culturais recuperados, restaurados e colocados em funcionamento, além de dois em construção. Também temos estímulos à iniciativa privada e editais de fomento que movimentam o setor e valorizam a criatividade do nosso povo”, afirmou o prefeito.
Entre as ações, Bruno Reis citou a recuperação de equipamentos simbólicos, como o Teatro Vila Velha, a sede do Ilê Aiyê e o futuro restauro do Cine Excelsior, além da construção da escola de música Letieres Leite. Segundo ele, Salvador foi a única cidade do Brasil a igualar os recursos da Lei Aldir Blanc com verba própria municipal, dobrando o volume de investimento direto nos artistas locais.
O prefeito também destacou os avanços na política de incentivo ao setor audiovisual. Segundo ele, a Prefeitura está finalizando o processo de Manifestação de Interesse Privado (MIP) para a implantação do Polo Audiovisual de Salvador, que será instalado na antiga fábrica São Brás, no Subúrbio Ferroviário.
“O Estado vai ficar com a área externa, onde será implantada uma estação do VLT e um centro para as marisqueiras, e nós ficaremos com a área interna, onde será criado o polo audiovisual. A Prefeitura entrará com a obra e o terreno, e o parceiro privado ficará responsável pela operação e gestão. Esse polo vai gerar emprego, renda e muito conteúdo, especialmente em uma das regiões mais carentes da cidade”, explicou Bruno Reis.
Além do polo, o prefeito mencionou que o novo centro de convenções também deve impulsionar ainda mais o setor cultural e criativo da capital.
“Temos projetos grandes nessa área, e esse encontro nacional é fundamental para trocar experiências e fortalecer a cultura como política pública prioritária”, completou o prefeito.
O evento, que segue até terça-feira (28), conta ainda com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), da presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, Eliane Parreiras, e de representantes do Ministério da Cultura.



