Em congresso do municipalismo baiano, prefeitos exaltam o trabalho de Angelo Coronel no Senado

Compartilhe essa notícia!

Durante 1° Congresso Foco no Municipalismo da Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (AMURC), que ocorreu no último sábado (25), em Itacaré, prefeitos de cidades baianas elogiaram o trabalho do senador Angelo Coronel em defesa dos municípios no Congresso Nacional.

Na AMURC, Coronel reafirmou o compromisso municipalista de seguir no Senado trabalhando para mudar a distribuição de receita no Brasil: “Não tem cabimento as prefeituras ficarem só com 7%”

Ex-presidente da UPB e ex-prefeito de Belo Campo, o pré-candidato a deputado estadual Quinho Tigre lembrou da participação decisiva de Coronel para aprovação de projetos que tiveram efeito imediato nos cofres das prefeituras, a exemplo da PEC 66 e da Desoneração da Folha de Pagamento.

“Eu quero dar um depoimento rapidamente aqui em relação ao senador Angelo Coronel. Eu que estive prefeito durante oito anos, fui presidente de consórcio durante quatro anos, fui seis anos diretor da UPB e presidente da UPB. Primeiro que a minha fala aqui é de esperança, de alegria. Quando eu vejo esse tanto de prefeito aqui reunido para discutir ações municipalistas, isso prova que os prefeitos estão unidos, incumbidos no desenvolvimento social e econômico de cada cidade”, destacou Quinho.

“Ninguém acreditava na possibilidade de desonerar a folha de pagamento dos municípios e, se não fosse uma ligação desse cidadão que está aqui, um dia para mim na UPB, dizem: Quinho eu tenho a solução para resolver o problema histórico previdenciário do Brasil; nós vamos colocar agora nos 17 segmentos da economia vamos incluir a desoneração da folha das prefeituras”, lembrou o pré-candidato a deputado estadual.

“Ninguém acreditava e nós fomos para o Conselho Econômico do Senado, aprovamos brigamos contra muita gente. Muita gente não queria que n brig foi através dos prefeitos da Bahia que essa luta começou e nós brigamos lá, aprovamos no Senado, aprovamos na Câmara, o presidente vetou, nós derrubamos o veto; judicializou, nós derrubamos a judicialização e, em 2024, os municípios de até 156 mil habitantes tiveram a redução da alíquota de INSS patronal”, ressaltou o ex-prefeito de Belo Campo.

“É importante, por demais, que nós tenhamos uma receita que cobra essas despesas. E é por isso, senador, que o senhor, ousado como é qualificado como é, que tem a parceria com os prefeitos e prefeitas da Bahia, é capaz, sim, com o nosso apoio, com a força da sociedade civil, dizer: nós vamos fazer uma revolução e vamos solucionar o problema histórico”, pontuou o político.

“Não é possível um time de futebol pagar 5% do INSS, enquanto as prefeituras que têm que fazer saúde e educação têm que pagar 20%. E é por isso que eu confio no senhor e estarei na trincheira para brigar e lutarmos juntos pela vitória dos municípios baianos e brasileiros”, arrematou o ex-presidente da UPB.

A prefeita de Macarani, Selma Souto, agradeceu o trabalho de Coronel no Senado e solicitou que ele defenda uma mudança no chamado pacto econômico da arrecadação, de modo que a distribuição de recursos seja altera e os municípios possam ficar com uma parte maior do bolo. A demanda é uma das lutas encampadas por Coronel, que já apresentou emenda à Constituição para modificar a distribuição dos recursos.

“E esse ilustríssimo senador municipalista Angelo Coronel, o qual sou fã e sou grata por tudo que faz por nossa cidade, por nossa região. E somente ratificar o que Helder (presidente AMURC) falou aqui, senador. Porque nós sabemos que a PEC 66, ela vai ajudar? Vai, mas se os municípios não tiverem mais uma fonte de recursos, nós vamos continuar nas dívidas, porque nós teremos um parcelamento a pagar, porém temos a dívida do mês. Qual município que vai ter condições de bancar isso?”, questionou a prefeita de Macarani.

“Ou seja vamos cair novamente em uma bola de neve e nós vamos novamente nos endividar. Então que o senhor juntamente com todo o Senado tenham um olhar carinhoso, como o senhor sempre tem defendendo os municípios, porque como o senhor disse, somos a base e nós queremos vocês lá em cima, o senhor lá para nos ajudar”, reforçou Selma Souto.

“E a gente sabendo que temos um senador como o senhor, municipalista, isso nos encoraja aqui na base de ir batendo de porta em porta, pedirmos os votos para defender cada nome que está ali presente. Então, conte comigo como prefeita e eu tenho certeza que todos os prefeitos e prefeitas da região Médio Sudoeste da AMURC, também estaremos juntos nessa causa”, ressaltou a gestora.

A prefeita Glis Dórea, de Itapitanga, se definiu como “apaixonada” pelo trabalho de Coronel, em defesa dos municípios, no Senado Federal, e destacou que seu discurso trouxe esperança aos prefeitos baianos, que estarão ao seu lado.

“E esse querido senador, acompanho o seu trabalho há muito tempo, sou apaixonada pelo seu trabalho, porque é o trabalho efetivo que a gente não vê só falar, a gente vê os resultados desse trabalho”, ressaltou Glis Dórea.

“E depois de tudo que foi dito aqui, brilhantemente, eu acredito que a palavra que eu vou levar daqui hoje, desse dia, é esperança. Mas não é esperança de esperar não, viu, Coronel? É de esperançar, de que nós, juntos, podemos arregaçar as mangas e lutar por tudo que foi dito aqui em prol a nossos municípios”, reforçou a prefeita.

“Então, assim, te agradecer profundamente por tudo que tem feito por Itapitanga, pela Bahia e nós estamos aqui juntos pra apoiar e cobrar também”, arrematou a gestora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas