O senador Angelo Coronel (PSD) reafirmou seu empenho para aprovação do PL 4107/2019, de sua autoria, que cria a Politica nacional de incentivo à produção de cacau.
O projeto promove o perdão das dívidas para os produtores de Cacau que investiram recursos sob orientação de técnicos do ministério da agricultura como forma de acabar com a praga da vassoura de bruxa, que afetou o estado da Bahia entre os anos 80 e 90.
A fala ocorreu Durante 1° Congresso Foco no Municipalismo da Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (AMURC), em Itacaré, neste sábado (25). Grande padre da Amurc é formada por prefeitos, muitos de cidades produtoras do Cacau, que aplaudiram a fala do senador.
“A PEC do Cacau é o projeto que eu apelidei de Renova Cacau. É a remissão de dívidas, anistiando a dívida do cacauicultor que foi induzido a tomar empréstimo no banco para usar esse recurso para aquele receituário que os técnicos falaram que servia para acabar com a vassoura de bruxa, e que foi um fiasco”, lembrou Coronel.
“Se endividaram, aplicaram o que os técnicos pediram para fazer, mas infelizmente a vassoura de bruxa não foi debelada naquela época e ficaram em inadimplentes. Então nós temos esse projeto, o Renova Cacau, para anistiar esse débito que os agricultores não tiveram culpa e abrir crédito para eles de novo fazerem investimentos em sua lavoura cacaueira”, ressaltou Coronel.



