Fabíola Mansur convoca alunos para provas do SAEB e Bahia Alfabetizada: “o governador, que é professor, está estendendo a mão aos municípios”

Compartilhe essa notícia!

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) destacou, nesta terça-feira (21), a importância do programa Bahia Alfabetizada, criado pelo governo estadual para fortalecer o processo de alfabetização na idade certa. Em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a parlamentar ressaltou que o projeto representa um esforço coletivo entre governo, prefeituras e sociedade civil para enfrentar os baixos índices de alfabetização no estado.

“O compromisso com a alfabetização na idade certa é fundamental. A Bahia aprovou aqui na Assembleia o projeto executivo Bahia Alfabetizada, um programa de 10 semanas promovido pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária Rowena Brito, que envolve todos com compromisso com a educação”, afirmou Fabíola.

O programa tem como meta garantir que as crianças saibam ler e escrever adequadamente até os 7 anos de idade — etapa equivalente ao segundo ano do ensino fundamental. Segundo a deputada, as ações incluem distribuição de material didático, cursos de capacitação para professores e estímulo à participação de alunos nas avaliações nacionais.

De acordo com Fabíola, a Bahia ainda enfrenta desafios para atingir os índices esperados. “O Brasil avançou, mas não atingiu a meta de 60% de crianças alfabetizadas na idade certa. Ficou em 59%, e a Bahia ainda tem um índice muito ruim, um pouco abaixo de 40%. É preciso um esforço conjunto”, disse.

Ela lembrou que, embora os municípios sejam responsáveis pela alfabetização, o governo estadual tem atuado em regime de colaboração. “O governador, que é professor, está estendendo a mão aos municípios. Ele quer mudar a realidade da alfabetização na Bahia”, afirmou.

A deputada destacou que o movimento envolve diversos setores da sociedade, como a União dos Municípios da Bahia (UPB), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A UPB, por meio do presidente Wilson Cardoso, promoveu um grande seminário com secretários de educação. A FIEB também participa, ajudando na alfabetização de jovens e adultos pelo EJA. É um esforço da sociedade que inclui esta Casa Legislativa”, pontuou.

Fabíola Mansur defendeu ainda que a melhoria dos índices de alfabetização terá reflexos em toda a educação pública. “Se as crianças são alfabetizadas na idade certa, impactamos o ensino médio, que muitas vezes tem resultados ruins porque começa com uma base deficitária. O governador não culpa os municípios, ele busca parceria. E é assim, juntos, que vamos mudar essa realidade”, declarou.

A deputada também lembrou que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começa nesta semana. “É importante que 80% dos alunos façam a prova, tanto da rede pública quanto da privada. Em novembro, será a vez dos estudantes do primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Estamos mobilizados, e tenho certeza de que, com o esforço do governador, dos prefeitos e dos secretários de educação, nossos índices vão melhorar”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas