O senador Otto Alencar (PSD), presidente da CCJ do Senado Federal, evitou declarar apoio a um dos nomes especulados para disputa pela cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.
“O nome ainda não foi enviado para ser publicado no Diário Oficial. Por enquanto, as informações estão na rádio, na TV, no jornal, mas o que vale mesmo é o Diário Oficial”, comentou ele de forma descontraída.
“O Presidente [Lula] comunica o nome do escolhido ao Senado Federal. Essa mensagem é primeiramente direcionada à mesa diretora do Senado, ao Davi Alcolumbre. Ele, por sua vez, a encaminha para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no momento que julgar oportuno”, esclareceu o presidente da CCJ.
Ele fez essa declaração à imprensa nesta segunda-feira (20), durante um evento da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Trâmite
Otto Alencar explicou as etapas que seguem a publicação, iniciando com o envio de uma mensagem do Presidente da República ao Senado.
O senador finalizou enfatizando que a escolha do nome é uma prerrogativa exclusiva do Presidente Lula. “Eu não sei quando nem quem o Presidente vai indicar, pois essa decisão é totalmente dele. Ele enviará o nome para o Senado para a devida avaliação”, concluiu.



