O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou nesta segunda-feira (20) as novidades apresentadas pela União dos Municípios da Bahia (UPB) durante o encontro “Parceria que Transforma”, realizado na sede da entidade, no Centro Administrativo da Bahia.
O evento reuniu prefeitos e autoridades estaduais para discutir parcerias entre os governos estadual e municipais.
Entre os anúncios, Jerônimo confirmou a assinatura de termos de cooperação para a construção de quatro novas policlínicas no estado, em parceria com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo Lula. As unidades serão instaladas em Feira de Santana, Ipirá, Seabra e Ibotirama.
“Aqui também nós assinamos termos de cooperação entre o Governo Municipal, o Estadual e o PAC do Presidente Lula, autorizando quatro novas Policlínicas. Uma em Feira, uma em Ipirá, uma em Seabra e outra em Ibotirama. Quatro novas Policlínicas assinadas aqui com a Caixa Econômica e já com ordem de serviço marcada”, afirmou o governador.
Jerônimo também destacou as melhorias na estrutura física da UPB, que terá ampliação do auditório, do estacionamento e a criação de um café para melhor receber os gestores municipais. “Para garantir que, pelo menos, cada município tenha representação, hoje é 320, mas nós já temos 417 municípios. Então, só aí, se for colocar todos os prefeitos, já não cabe. Eles vão ampliar o auditório, o estacionamento, vai ter um café. Então, celebramos isso”, disse.
A entidade ainda apresentou três novos projetos: a criação da comenda João Durval, em homenagem ao ex-governador e ex-senador, um selo de reconhecimento de boas práticas municipais e um selo voltado para avaliar empresas que prestam serviços à UPB.
“Criou um selo UPB que premia, elogia e recomenda aos municípios de sucesso, que atuam bem na parte de alguns projetos sociais e econômicos, reconhece as boas práticas. E um outro que é um selo para também garantir que as empresas que prestam serviço à UPB possam ser olhadas, ser analisadas pela UPB. Empresas que concorrem à licitação e não cumprem com aquelas obrigações contratuais […] têm que ficar fora das próximas licitações, porque atrapalham o tempo dos prefeitos, os recursos públicos”, afirmou Jerônimo.
O governador também elogiou a modernização tecnológica da entidade, que lançou a “UPBinho” — uma ferramenta de inteligência artificial para auxiliar gestores municipais. “Fiquei muito feliz com as iniciativas, eles criaram uma figura chamada UPBinho, que é uma imagem da UPB com inteligência artificial, trazendo a modernidade e a inteligência para o gestor municipal”, concluiu.



