Ministro Rui Costa destaca complexo de obras do VLT de Salvado: “maior volume de investimento da história da Cidade Baixa”

Compartilhe essa notícia!

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (17) que as obras do Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador representam uma transformação urbana sem precedentes para os bairros da Cidade Baixa.

Em visita técnica ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), ele destacou que, além da mobilidade, a região está recebendo o maior volume de investimentos públicos de sua história, com intervenções estruturantes de macrodrenagem e requalificação urbana.

“Com o Governo Federal, a gente está falando muito de mobilidade, mas além desse investimento gigantesco, 40 quilômetros de VLT, estamos possibilitando que Fazenda Grande, São Caetano, Liberdade e San Martin também tenham acesso, porque nós vamos sair da Baixa do Fiscal e ir até o Retiro com o VLT”, afirmou Rui Costa durante visita ao canteiro de obras no Pátio da Calçada.

O ministro ressaltou que as intervenções vão muito além do transporte sobre trilhos. “Quero destacar que esta região está tendo o maior volume de investimento da história da Cidade Baixa. Eu nasci ali naquele morro, essa região ficou abandonada durante muitos e muitos anos. Aqui, além da obra do VLT, estamos resolvendo um problema histórico de macrodrenagem de toda a Cidade Baixa”, disse.

Entre as intervenções citadas estão obras de macrodrenagem em trechos críticos, como na Nilo Peçanha, Calçada, Uruguai, Bonfim, Caminho de Areia e Massaranduba, áreas historicamente afetadas por alagamentos. “Toda essa região que historicamente vocês da imprensa cobriam alagamentos sucessivos vai estar resolvida. O canal de macrodrenagem da San Martin também vai estar tudo resolvido”, afirmou.

Rui Costa também destacou investimentos em saúde e educação na região, como o Hospital do Subúrbio, o Hospital da Mulher e o Hospital de Cuidados Paliativos. Segundo ele, o governo federal liberou recursos para a ampliação do Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, e apoiará a implantação de uma universidade ligada à instituição.

“A Cidade Baixa, desde o Comércio, Ribeira, Paripe, Subúrbio, está sendo repaginada pelo governador Jerônimo em parceria com Lula. Está havendo uma mudança histórica de investimento, não é apenas o VLT, nem o metrô. É uma transformação urbana completa, uma requalificação que abrirá um novo olhar para os investidores, para que essa região possa gerar emprego, pousadas, hotéis e restaurantes”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas