A presidente da Associação Comercial da Bahia, Isabela Suarez, destacou o papel da iniciativa privada e da cooperação comunitária na inauguração da primeira Usina de Beneficiamento de Pescado da ilha de Bom Jesus dos Passos, nesta quinta-feira (16).
Segundo ela, o projeto, considerado pioneiro no estado e possivelmente no país, é uma oportunidade inédita para valorizar a atividade pesqueira tradicional e gerar benefícios diretos para a população local.
A usina, resultado de um acordo de cooperação técnica internacional entre a ONG italiana Associação Voluntária Amici di Sardegna ETS e a Fundação Baía Viva, com apoio da Colônia de Pescadores Z3, conta com 100 m² de estrutura equipada com bancadas, pias, caixas coletoras, depurador, fogão e freezers. O pescado passará por processos de lavagem, limpeza, cozimento, catação e congelamento, garantindo maior controle de qualidade e valorização comercial.
“Acho que a gente dá uma demonstração do quanto a iniciativa privada pode ter boas conversas com a comunidade. A gente sempre se entendeu muito bem, nem sempre a gente concorda, mas acima de qualquer coisa, nós conseguimos fazer entregas, entregas que beneficiam a população, que beneficiam, sem dúvida nenhuma, a atividade empresarial”, destacou Isabela Suarez.
“Agradecer a todas as marisqueiras… esse projeto é um projeto de vocês, agarrem essa oportunidade, a gente está tendo aqui uma oportunidade inédita de mostrar o quanto a atividade tradicional da Bahia de Todos os Santos precisa ser reconhecida”, ressaltou a presidente da ACB.
Ela reforçou a importância do apoio institucional e da segurança pública para viabilizar o projeto: “Se isso acontece aqui hoje, acontece porque a Polícia Militar da Bahia sempre assegurou um elemento que é preponderante, e fundamental para qualquer atividade que é segurança pública… Também aos representantes do município, do estado, representantes da Seagri, da Bahia Pesca, da Secretaria do Mar, da Secretaria de Empregos e Desenvolvimento Econômico (Sendec) e agradecer, acima de qualquer coisa, a presença quase unânime da imprensa.”
Suarez ainda destacou o caráter transformador e a cooperação internacional da iniciativa: “Nada melhor do que fazer entregas para provar várias coisas, exatamente isso que a Fundação Bahia Viva, em cooperação com a comunidade, em cooperação com os amigos da Sardenha, entregam aqui hoje. A gente entrega resultado e nada melhor do que entregar resultados para transformar a vida das pessoas. É uma demonstração do quanto as organizações sociais do terceiro setor financiadas pela iniciativa privada podem colaborar com o poder público… uma andorinha só não faz verão, e que se isso acontece hoje, acontece porque tá todo mundo, tá todo mundo envolvido.”
A Usina de Beneficiamento de Pescado representa um marco para a ilha de Bom Jesus dos Passos, fortalecendo a economia local, valorizando a atividade pesqueira tradicional e servindo como modelo de cooperação entre iniciativa privada, organizações sociais e poder público.



