ALBA: Paulo Câmara defende fortalecimento do agro e exalta papel da FAEB na economia baiana

Compartilhe essa notícia!

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) defendeu nesta segunda-feira (13) que o setor agropecuário seja tratado como prioridade estratégica pelos gestores públicos e destacou a relevância da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) para o desenvolvimento econômico do estado.

As declarações foram feitas durante sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em homenagem aos 60 anos da entidade — a solenidade foi proposta pelo próprio parlamentar.

“Primeiro, o agro é o setor em que todos os homens públicos têm que estar caminhando lado a lado. O agro significa muito para o nosso estado, o que diz respeito à nossa balança comercial. Quase 25% do nosso PIB vem do agro. O agro corresponde desde o pequeno, do médio, ao grande agricultor. Eu entendo e compreendo que todo homem público que souber e compreender o que significa o agro não pode deixar de lado, ele tem que andar lado a lado”, afirmou Câmara.

O deputado ressaltou que, além de gerar emprego e renda, o setor enfrenta desafios significativos, como invasões de terras no extremo sul do estado. “Esse movimento não é um movimento orquestrado, é um movimento sem terra. Ali você tem pessoas de má fé envolvidas, ali você tem a política envolvida, e prejudicando quem? Aquele que acorda às 5 da manhã e vai dormir às 6 da tarde, trabalhando quase 12, 13 horas por dia para produzir, para colocar o alimento na nossa mesa”, criticou.

Ele também destacou a importância da segurança jurídica e da inovação tecnológica para a sustentabilidade do agronegócio. “A segurança jurídica, a inovação tecnológica — nós estamos falando da geração 4.0, 5.0. A segunda geração deve e tem que permanecer no campo pelas pessoas que vieram do passado e que construíram esse legado do agro na Bahia, e que a segunda geração tem que permanecer e tocar pra frente”, completou.

Ao citar a trajetória da FAEB, o parlamentar destacou o papel da entidade na formação técnica, na articulação política e na mediação de interesses do setor. “A FAEB liderou todo esse processo, liderando com capacidade técnica, com treinamento, colocando na mesa o equilíbrio necessário para que você possa sempre ter discernimento do que é melhor para o nosso estado”, afirmou.

A sessão especial na ALBA celebrou as seis décadas de atuação da FAEB, que representa produtores rurais de todas as regiões da Bahia e tem papel estratégico na formulação de políticas voltadas ao fortalecimento do agronegócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas