A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), através do último sábado (11), oficilizou pela por meio da Resolução nº 2.274/2025, a manutenção da prisão do deputado estadual Binho Galinha.
A prisão foi mantida por 34 votos pela a favor, 18 pela revogação da prisão e uma abstenção, em votação na última sexta-feira (9).
Com a decisão, o parlamentar continuará detido no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, onde está custodiado em uma Sala de Estado-Maior localizada no Centro de Observação Penal (COP).
Binho Galinha foi preso em 3 de outubro, após se entregar voluntariamente ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Feira de Santana. Ele é investigado sob suspeita de liderar uma milícia envolvida em esquemas de lavagem de dinheiro e outras atividades criminosas há mais de uma década.
A decisão da Alba, que confirmou a legalidade da prisão, foi aprovada pela maioria dos deputados estaduais. O caso tem repercutido no cenário político baiano e reacendido o debate sobre o alcance da imunidade parlamentar diante de acusações criminais graves.



