A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou as ações da força-tarefa de combate à adulteração de bebidas e de suporte aos intoxicados por metanol no estado.
Nesta quarta-feira (8), ela destacou que o estado não teve casos de Metanol, durante ato do governo com agentes de saúde e endemias na Sesab, na assinatura do novo código das categorias.
“Seguimos com os mesmos dados: os dois casos da Bahia foram descartados. Não temos nenhum caso suspeito nem confirmado. É importante tranquilizar a população, mas permanecemos em alerta”, destacou Roberta Santana.
A secretária explicou que a sala de situação da Sesab tem atuado com dois eixos principais: garantir a proteção da saúde da população e prevenir o surgimento de novos casos. Segundo ela, as ações vêm sendo conduzidas de forma integrada entre diferentes órgãos do estado, como a Polícia Civil, o PROCON, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e as vigilâncias municipais, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA).
“Temos feito ações de fiscalização não só em Salvador e Feira de Santana, mas também com o apoio das vigilâncias municipais em todo o estado. A meta é ampliar cada vez mais e garantir segurança à população”, afirmou.
Roberta Santana ressaltou que o cenário na Bahia segue estável, apesar do registro de 17 casos confirmados no país, a maioria concentrada em São Paulo (80%), com um caso notificado no Paraná. “A Bahia segue firme, alerta e preparada para dar uma resposta rápida, garantindo a segurança da população”, enfatizou.



