Gatonet: Neoenergia Coelba remove cerca de 500 quilos de cabos irregulares na Avenida Sete de Setembro, no Centro Histórico de Salvador

Compartilhe essa notícia!

Volume foi removido durante Operação Gatonet realizada em parceria com a Prefeitura de Salvador e operadoras

A Avenida Sete de Setembro, uma das principais vias da capital baiana, recebeu a Operação Gatonet na última semana. Realizada pela Neoenergia Coelba em parceria com a Prefeitura de Salvador e as operadoras de telecomunicações, a ação removeu cerca de 500 quilos de cabos que estavam instalados irregularmente nos postes da distribuidora.

Durante uma semana, os profissionais inspecionaram cerca de 90 postes na localidade e removeram, também, 67 caixas clandestinas. Esses equipamentos são os principais causadores de chamas em fiação, pois são projetos para o uso interno e não são reforçados para suportar intempéries.

O Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. Essas empresas também não realizam a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e com risco de acidente para a população. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.

Descubra se o seu provedor é Gatonet

A população também pode ser aliada da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora orienta que os clientes só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para verificar a lista completa dos provedores autorizados, acesse o link a seguir: Link.

Responsabilidades

A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas