O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, acompanhou o cortejo cívico que marca a luta pela Independência do Brasil na Bahia e aproveitou a ocasião para destacar o papel decisivo do estado na história nacional.
Ao lado de outras autoridades e lideranças, Caetano lembrou que a independência não foi apenas um ato simbólico, mas uma conquista forjada em solo baiano. Em tom otimista, o gestor também anunciou avanços significativos para a economia de Camaçari, que entra em um novo ciclo com a produção nacional de carros elétricos pela montadora BYD
“A Bahia sempre esteve nos momentos decisivos da história deste país. Foi assim na expulsão dos portugueses e na conquista da independência, e agora queremos continuar protagonizando, com mais autonomia, desenvolvimento e soberania”, disse o prefeito.
Luiz Caetano também fez um apelo à superação da polarização política nos eventos populares e históricos como o 2 de Julho. Para ele, o foco deve estar na celebração da identidade e da força do povo baiano. “Essa deve ser uma festa da união, em defesa da Bahia e do Brasil. Não é momento para divisão”, pontuou.
No campo econômico, o prefeito ressaltou a retomada do polo industrial de Camaçari com o início da produção do primeiro carro elétrico brasileiro. A iniciativa é liderada pela BYD, empresa que assumiu a antiga planta da Ford, e já está em plena atividade. Segundo ele, o município está prestes a se consolidar como referência nacional na produção de veículos elétricos.
“A fábrica já está pronta e a expectativa é de produzir 600 mil veículos por ano. Esse ano, já teremos três mil novos empregos diretos, e o número pode chegar a 20 mil. Isso aquece toda a economia local, com novos hotéis, restaurantes e empresas de autopeças se instalando na cidade”, afirmou Caetano.