O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), exaltou o valor simbólico e histórico do 2 de Julho para o povo baiano e brasileiro.
Em discurso nesta quarta-feira (2), o gestor municipal destacou a essência de resistência e autonomia que a data representa e anunciou o apoio financeiro da Prefeitura ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), que estava prestes a fechar por falta de recursos.
“A importância histórica [do 2 de Julho] é porque representa a força, a essência do nosso povo — um povo independente, autônomo, que não aceita ser subserviente de quem quer que seja. Essa data inspira para que a gente enfrente as dificuldades e injustiças do dia a dia e alcance as nossas conquistas”, afirmou Bruno Reis durante o cortejo cívico.
O prefeito ainda reforçou que a celebração do 2 de Julho vai além de um ato simbólico. Segundo ele, a memória histórica precisa ser preservada e transmitida às próximas gerações, e ações como o apoio ao IGHB garantem essa continuidade.
“Ontem o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia recebeu recursos para garantir a sua manutenção e funcionamento. Estava na eminência de fechar por falta de apoio. Agora, com esse reforço, nossa história será preservada”, declarou.
Bruno Reis também destacou a participação popular na festa e afirmou que este ano o evento será um dos maiores da história recente da cidade:
“Vamos fazer um lindo festejo para celebrar esse dia. Com a grande participação do povo, não tenho dúvidas de que este será um dos maiores 2 de Julho da história de Salvador.”
O cortejo contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e federais, além de milhares de pessoas nas ruas do centro histórico da capital baiana, em uma demonstração de civismo, cultura e memória.