Durante a cerimônia de chegada da fabricante global de turbinas eólicas Windey ao Brasil, realizada nesta sexta-feira (27) no Senai Cimatec, em Piatã, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Augusto Vasconcelos (PCdoB), destacou nesta sexta-feira (27), a importância estratégica da parceria entre a Bahia e a China para o desenvolvimento econômico do estado.
“A Bahia tem se tornado um polo importante de atração de investimentos, e a parceria com a China tem sido fundamental nesse processo. Tanto o presidente Lula quanto o governador Jerônimo Rodrigues têm atuado ativamente para fortalecer relações diplomáticas e comerciais, com o objetivo de gerar empregos e atrair novos negócios para o nosso estado”, afirmou o parlamentar.
Entre os frutos mais expressivos dessa parceria, Augusto destacou a instalação da BYD, que deve se tornar uma das maiores indústrias automobilísticas das Américas em número de trabalhadores e volume de produção, além da chegada de uma nova empresa chinesa do setor de energia eólica, que além de um escritório, deve implantar uma fábrica no futuro.
“A Bahia já é um polo dinâmico e consolidado na produção de energia renovável, seja eólica, solar ou fotovoltaica. Com a chegada dessa nova empresa, vamos ampliar ainda mais nossa bancada de investimentos no setor. Além disso, temos obras de infraestrutura como a ponte Salvador-Itaparica, que também conta com aporte da parceria Brasil-China”, ressaltou.
Augusto Vasconcelos também comemorou os números positivos da geração de empregos no estado. > “Estamos colhendo os resultados desse esforço. Só nos primeiros quatro meses deste ano, a Bahia gerou mais de 46 mil empregos com carteira assinada, segundo o CAGED. Somando os últimos 12 meses, ultrapassamos 100 mil novos postos de trabalho. Isso demonstra o bom momento da economia e o papel da Bahia como protagonista no Nordeste”, concluiu.