LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    O baiano Pavel Cardoso é reeleito Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café para o triênio 2025/28

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • O baiano Pavel Cardoso é reeleito Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café para o triênio 2025/28
    PorRaul Aguilar em26 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Pavel Cardoso foi reeleito para o triênio 2025/28 e, em seu discurso, enfatizou o papel da ABIC na defesa da qualidade e do desenvolvimento do mercado do café no Brasil por mais de 50 anos e, também, chamou atenção para as transformações globais no segmento

    Na quinta-feira, 26 de junho, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), ocorreu uma conferência de posse para presidência da entidade. “Quem aqui poderia imaginar que produtos como cold brew, cafés gelados prontos para beber, ocupariam tanto espaço nas prateleiras do mundo, por exemplo? Além de se mostrar atento às tendências de consumo, Pavel Cardoso ainda ressaltou o compromisso de sua gestão com atores como varejo, padarias, lanchonetes, restaurantes e hotéis.

    “A Gôndola Certificada, que hoje começa a ser realidade, será o grande instrumento para levarmos as certificações da ABIC de norte a sul, de leste a oeste do país. Mas, não iremos parar no varejo. O consumo fora do lar é, e será, uma matriz essencial para ampliarmos o consumo total e o per capita no Brasil”.
    Diálogo com o governo, o congresso e os órgãos reguladores

    Outro ponto salientado pelo Presidente foi a importância do diálogo construtivo com o governo, o Congresso e os órgãos reguladores . Fazendo uma análise de seu último mandato, Cardoso afirmou que a ABIC venceu batalhas importantes na defesa da presença de café na cesta básica nacional, dentro da reforma tributária, garantindo, assim, um ambiente minimamente seguro para que o café continue chegando à mesa dos brasileiros.
    Promoção internacional

    Na visão de Pavel não é mais possível o setor produtivo e industrial aceitar que menos de 1% do café torrado seja exportado. Uma das metas da nova gestão é fomentar a promoção internacional do Café do Brasil como uma política de Estado, de setor e de país. “Precisamos pavimentar uma avenida sólida, longa e consistente para que nossas indústrias exportem cada vez mais produto acabado, gerando valor, riqueza e desenvolvimento para quem planta, quem produz e quem se industrializa aqui”.
    Pilares da gestão

    Cardoso reforçou os cinco pilares de sua gestão: qualidade e inovação , atenção ao varejo e ao consumo fora do lar, investimento em advocacy e relações governamentais, promoção e exportação do café torrado e sustentabilidade e impacto social.

    O Presidente finalizou, afirmando que: “Seguiremos defendendo o café de qualidade, lutando contra a fraude, ampliando mercados, agregando valor à indústria brasileira e levando o melhor café do mundo — o café do Brasil — para cada mesa, dentro e fora do nosso país. Quero, ainda, registrar meu profundo agradecimento aos profissionais da ABIC, aos membros do nosso Conselho de Administração, do Conselho Deliberativo, do Conselho Consultivo, ao grupo do Programa de Qualidade do Café e, também, às lideranças locais que, cada vez mais próximas da ABIC, somamos forças para que, juntos, possamos construir uma ABIC cada vez mais forte, respeitada e representativa”.

    Perfil

    Cardoso é formado em direito pela Universidade Católica de Salvador e é sócio gestor da Café Sobesa, empresa localizada do município de Santana, Oeste da Bahia, considerada a maior empresa do ramo no Estado, atuando há mais de 50 anos na comercialização e produção de alimentos.

    Na ABIC, já atuou como Vice-Presidente de Qualidades e Certificações, no período de 2013/16 e, como Vice-Presidente Jurídico, entre 2019 e 2022. (Fonte Usina da Comunicação)

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    10 de julho de 2025

    Lauro de Freitas: Justiça aumenta multa para R$100 mil e determina bloqueio de contas de sindicato dos professores por manter greve ilegal


    Quero ler
    10 de julho de 2025

    Ivoneide Caetano diz que vaidade de Elinaldo motivou rompimento com Flávio Matos e deseja sorte ao comentar ida do adversário para base


    Quero ler
    10 de julho de 2025

    Loyola crava: “Lula vai chegar ainda mais forte em 2026; vamos mostrar quem está do lado do povo”


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.