Na tarde desta terça-feira (25/6), no Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília, os partidos Solidariedade e PRD oficializaram sua federação. A aliança marca um novo capítulo na política nacional e terá reflexos diretos na Bahia.
Isso porque o deputado estadual Marcinho Oliveira, pode deixar o União Brasil, e além de se filiar ao PRD, poderá será o presidente da federação no estado.
Marcaram presença o deputado estadual e presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araújo, e o também deputado estadual do Solidariedade, Pancadinha, vice-presidente da sigla no estado.
O presidente nacional do PRD, Ovasco Resende, e o deputado federal Paulinho da Força mandatário do Solidariedade comandam a federação em nível nacional, assumindo os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.
A aliança, que será formalizada em breve junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terá 10 deputados federais, um governador e 138 prefeitos eleitos em 2024.
O ato de oficialização contou com presença de diversas autoridades políticas, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados,Hugo Mota (Republicanos, e Elmar Nascimento, Deputado Federal do União Brasil, mas entitulado como “padrinho” da Federação na Bahia. Circula nos bastidores que Elmar tem forte influência sobre a aliança e vai trabalhar duro na construção do projeto 2026.