O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) falou sobre a redução dos homicídios no estado. Segundo o gestor, esse avanço é resultado de planejamento, investimento e ação contínua do poder público.
“Segurança não se faz com vara de condão. É com trabalho firme, integração entre as forças e presença do Estado em todas as frentes”, disse o governador em conversa com a imprensa durante o encontro Econômico Brasil-Alemanha 2025, realizado em Salvador, nesta segunda-feira (16).
Jerônimo Rodrigues destacou que a Bahia contará com 2 mil novos policiais militares ainda em 2025, além de outro reforço previsto para 2026. “Estamos entregando viaturas, armamentos, delegacias, escolas em tempo integral e ampliando as operações diárias. Isso começa a se refletir nos indicadores”, pontuou.
Na oportunidade, o governador disse que o governo tem atuado em diferentes frentes para garantir a proteção da população.
Além disso, Jerônimo chamou atenção para o enfrentamento ao crime organizado, afirmando que as organizações criminosas operam com forte estrutura financeira.
“Precisamos quebrar o bunker desses grupos. A segurança pública também passa por inteligência, por asfixiar economicamente o crime”, disse, ao destacar a importância da parceria com o governo federal e os municípios.
Ainda segundo o gestor, a prevenção também passa pela educação e políticas sociais. Ele citou ações como o programa Bahia pela Paz e a ampliação da escola de tempo integral.
“Não estou transferindo responsabilidade para os prefeitos, mas é fundamental que os municípios atuem com planos de segurança próprios e guardas municipais integradas ao sistema estadual”, finalizou.