A icônica Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), um dos principais palcos da cultura baiana, segue em reforma e deve ser reaberta ao público até abril de 2026. A informação foi confirmada pelo secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, durante visita técnica ao local, nesta segunda-feira (9). Fechado desde janeiro de 2023, quando foi atingido por um incêndio, o equipamento passa por uma ampla reestruturação orçada em R$ 260 milhões.
Segundo Monteiro, a obra está dentro do cronograma e a troca da cobertura, uma das etapas mais críticas, já está em fase avançada. “É uma etapa crucial para a sequência da reforma. Com essa parte concluída, iniciaremos a requalificação da Sala Principal: novas poltronas, vestimenta cênica, estrutura em madeira — tudo o que depende diretamente dessa cobertura”, explicou.
O secretário também destacou que a população já pode acompanhar de perto o andamento dos trabalhos por meio do Programa Visitas Educativas, iniciado há cerca de um mês.
Outro ponto celebrado por Bruno Monteiro foi o anúncio da ampliação do sistema metroviário de Salvador feito pelo governador Jerônimo Rodrigues. A nova estação do metrô será implantada no Campo Grande, justamente onde fica o TCA.
“O metrô no Campo Grande será um divisor de águas. O teatro voltará não apenas modernizado, mas muito mais acessível e democrático. É um passo importante para consolidar o Corredor da Vitória como um polo cultural integrado”, destacou Monteiro.
A nova estação também beneficiará outros equipamentos culturais da região, como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Museu de Arte da Bahia e espaços de arte e memória ao longo do Corredor da Vitória, consolidando o trecho como um novo circuito da cultura urbana de Salva