LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Rui Costa volta criticar índices da capital: “Dos 417 municípios da Bahia, quem tem a menor atenção básica da Bahia? Salvador; ainda tem ex-prefeito que sai falando da regulação, é muita cara de pau”

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Rui Costa volta criticar índices da capital: “Dos 417 municípios da Bahia, quem tem a menor atenção básica da Bahia? Salvador; ainda tem ex-prefeito que sai falando da regulação, é muita cara de pau”
    PorRaul Aguilar em6 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, voltou a subir o tom das críticas contra os índices da saúde de Salvador.

    Ao fazer um balanço dos 20 anos de PT na Bahia, aos quais conduziu 8, sob o viés dos investimentos públicos, Costa apontou que Salvador tem uma das piores atenções básicas da Bahia.

    “Aqui na Bahia um esforço é ainda maior se a gente olha para outros estados. Eu tenho que dizer isso, a regra no Brasil a seguinte: Município grande tem um hospital municipal e oferece saúde à sua população. Município médio e pequeno não tem um hospital, essa é a regra do Brasil”, pontua Rui Costa durante inauguração de ala do Hospital Otávio Mangabeira, na última quinta-feira.

    “Na Bahia é exatamente o contrário: Município grande não tem hospital se eu lhe disser Padilha, você que é ministro da saúde, talvez você nunca tenha se atentado por detalhes, mas eu tenho o que dizer para você saber, para o povo saber a capital da Bahia, que tem 18% da população, até recentemente não tinha nenhum hospital, inaugurou um hospital ainda no paralelo ao meu mandato de governador”, apontou o ministro da Casa Civil.

    “Se eu lhe disser que o município de Salvador não tem uma maternidade municipal, uma sequer. Se eu disser que o município de Salvador não tem uma casa de parto, casa de parto é do governo do estado da Bahia. E ainda tem ex-prefeito que sai falando de fila de regulação e atendimento à saúde. muita cara de pau. (…) Dos 417 municípios da Bahia, quem tem a menor atenção básica da Bahia? Qual é o município? É Salvador”, criticou o ex-governador da Bahia.

    “Eu construí duas policlínicas aqui oferecia o município para administrar ele quis administrar? não, as duas existentes são administradas pelo governo do estado da Bahia estava falando com Roberta, nós temos síndrome agora viral de gripe respiratória das crianças até dois anos sabe qual a cobertura vacinal em Salvador? que as crianças deviam estar vacinadas? 30% 28%. Quantos leitos Salvador abriu para atender essas crianças? O Estado está abrindo. E segunda-feira isso aqui abre para atender essas crianças”, arrematou Costa.

    Rui destacou a qualidade no gasto público como marcas das gestões do PT na Bahia.

    “Com muita contenção de custeio, com muita qualidade e esforço para manter a qualidade do gasto público, para aproveitar cada real e aplicar. E, Padilha, duas áreas puxam esse investimento além da área de infraestrutura, saúde e educação. Onde nas duas áreas nós investimos além do piso mínimo constitucional, tanto na educação como na saúde”, destaca Costa.

    “Alguns estados ficam pedindo para mudar o piso condicional que não cumpre 12% da saúde E não cumpre 25% da educação A Bahia ultrapassa esses dois indicadores Todos esses anos, eu perguntei a Roberta (secretária de saúde), e ela me disse que executou 15% o ano passado. E eu pergunto quantos estados brasileiros Estão executando 15% da sua receita com saúde? São 57 hospitais Wagner, já disse aqui 32 ou 33 novos hospitais, a Bahia é grande, Padilha, no norte, Jerônimo inaugurou recentemente lá em Juazeiro um grande hospital que atende o povo de Pernambuco que atravessa a ponte, pois temos o Unacom e também que atende a toda a região”, ressaltou o ministro de Lula.

    “Se formos para o Extremo Sul, mais de 1, nós temos o hospital também inaugurado na gestão do Jerônimo, o da Costa das Baleias, lá em Teixeira de Freitas, que foi montado. Junto com o Ceará, nos orgulhamos de ter os dois maiores estados em número de policlínicas”, aponta o gestor público.

    Rui Costa defendeu a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, para alcançar a classe trabalhadora.

    “A Bahia tem 26 policlínicas regionais de saúde, com ressonância, com tomografia, com endoscopia, com colonoscopia, exames de câncer, biopsia e todos os exames que as pessoas precisam fazer. Nas policlínicas, nós não podemos dar os luxos de uma ressonância magnética fechar o serviço às 17 horas. Nós temos que ter apoio, ajuda do governo federal para o serviço a ressonância funcionar pelo menos até 22 horas. funcionar sábado e domingo e zerar a fila de exame de ressonância de tomografia, de endoscopia de colonoscopia Padilha”, concluiu Costa.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    14 de junho de 2025

    Jaques Wagner reafirma confiança na manutenção da aliança PT-PSD:” nosso time político vai se manter, eu não tenho dúvidas; em 2026 mas vamos para cima pra ganhar de novo”


    Quero ler
    14 de junho de 2025

    Defesa Civil aciona evento teste do sistema Cell Broadcast – Defesa Civil Alerta


    Quero ler
    14 de junho de 2025

    Governo do Estado fortalece educação e segurança em Apuarema com entrega de equipamentos


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade