O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), confirmou, nesta quinta-feira (5), que a sede da Prefeitura deixará oficialmente o Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, ainda este ano.
Segundo o gestor, a administração municipal está finalizando o orçamento das obras que serão realizadas no novo endereço: o Palácio da Sé, imóvel histórico que também será adaptado para preservar o acervo cultural da cidade.
“A gente está finalizando o orçamento, mas devemos começar, com pequenas intervenções, as adequações no Palácio da Sé já na próxima semana. Nossa expectativa é concluir a mudança ainda este ano, até porque já ultrapassamos o prazo determinado pela Justiça para deixar a atual sede”, explicou o prefeito.
O Palácio Thomé de Souza, que hoje abriga a sede do Executivo municipal, será transformado em um mirante com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, somando-se ao circuito turístico-cultural do Centro Histórico. O novo local já teve uso religioso no passado, abrigando bispos, arcebispos e instituições da Igreja Católica.
Bruno Reis destacou que a mudança ocorre após uma longa batalha judicial. “Depois de 25 anos de uma ação judicial, onde tentamos todos os recursos possíveis, chegou o momento de cumprir a decisão. Vamos sair, mas sem sair do Centro Histórico. Estamos preservando nossa história, nossa origem”, afirmou.
O chefe do Executivo reforçou que os casarões do entorno, como o Museu da Misericórdia e a Cruz Caída, formam um conjunto histórico importante e que o novo espaço atenderá às necessidades operacionais da prefeitura. Ele prometeu divulgar a data exata da mudança assim que as obras forem iniciadas. “Se não se confirmar, será por culpa da empresa, não do prefeito”, ironizou.