Em conversa com a imprensa nesta sexta-feira (23), o senador Otto Alencar (PSD) disse que falhas de comunicação entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central podem ter ocasionado reações negativas do mercado à recente proposta de retomada da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre investimentos estrangeiros. A medida foi revogada pelo governo após forte repercussão.
Otto acredita que houve um desentendimento, “uma falta de comunicação entre o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central”. O senador contou que esteve recentemente com diretores da instituição, incluindo Gabriel Galípolo e teceu críticas sobre a falta de previsibilidade nas decisões econômicas. “Não fica bem surpreender os empresários, os investidores, sem ter uma solidez naquilo que se vai decidir”, disse.
O senador destacou que esse tipo de instabilidade gera desconfiança externa e passa a impressão de que o país enfrenta dificuldades econômicas. De acordo com ele, isso não corresponde à realidade. “Os indicadores da economia são bons […] Está caindo a dívida bruta do Brasil”, garantiu.
Otto completou dizendo que não foi culpa da Secretaria de Comunicação do governo. “Isso aí foi a falta de comunicação do Ministério da Fazenda com o Banco Central. […] O que interessa é a solidez do ajuste fiscal. Acho que esse ano o governo vai terminar ou com o déficit zero ou dentro da meta”, concluiu.