O deputado federal licenciado secretário da Casa Civil do governo Jerônimo Rodrigues, Afonso Florence destacou, nesta quinta-feira (24), os desafios enfrentados e os avanços conquistados em relação às obras do Novo Terminal Rodoviário de Salvador.
Segundo o secretário, as obras do novo terminal foi uma das mais afetadas durante a pandemia de Covid-19. Florence disse que os os contratos de concessão sofreram muito mais do que os contratos de obra pública.
“Houve suspensão no fornecimento de aço, de cimento e perda de fluxo de demanda, especialmente no transporte rodoviário”, apontou o secretário.
Afonso explicou que a concessão em questão tem ligação direta com a atual rodoviária e, por isso, foi impactada pela redução drástica no volume de passageiros durante a pandemia. “Houve um desequilíbrio do contrato e uma paralisação com a chegada do governador Jerônimo”, afirmou. No entanto, após o controle da crise sanitária, as negociações foram retomadas. De acordo com Florence, “a informação que temos é que a obra está na casa dos 85%. A empresa já fornece uma data e vai apresentar um racional detalhado sobre o tema”.
Como parte da estratégia para destravar o contrato e modernizar seus termos, o governo estadual está instalando uma Comissão de Solução de Controvérsias. O objetivo, segundo o deputado, é encontrar alternativas legais e técnicas que garantam a conclusão da obra e assegurem estabilidade ao processo. “Estamos buscando a modernização desse contrato, e essa comissão é fundamental para isso. A expectativa é que a visita técnica à obra confirme as condições para a entrega final”, explicou.
O Novo Terminal Rodoviário de Salvador está sendo planejado para funcionar como um amplo complexo multimodal, reunindo diversos sistemas de transporte. Segundo Afonso, o local contará com uma plataforma que integrará ônibus urbanos, intermunicipais e interestaduais, além do metrô, já em operação no terminal de Águas Claras, e, em breve, o VLT.