O deputado Roberto Carlos (PV) propôs, na Assembleia Legislativa, conceder a Comenda 2 de Julho para Henrique Santana Carballal, residente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e ex-vereador de Salvador.
De acordo com o parlamentar, no projeto de resolução, Carballal, formado em história pela UCSal em 1999 e também jornalista, dedicou a sua vida ao serviço público e à educação. Ele descreve, na proposição, a trajetória profissional do homenageado, que foi presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) em 1987, professor em cursos pré-vestibulares e colégios particulares de Salvador, apresentador do programa Quem Sabe Mais?, na TV Aratu, apresentador do quadro Não Tenha Dúvida, do programa Aprovado, na TV Bahia, idealizador, junto com o professor Gerson Guimarães, da aula show História Cantada, coordenador Executivo da Secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em 2007 e 2008, e eleito vereador pela primeira vez em 2008, sendo reeleito em 2012, 2016 e 2020.
“No âmbito da educação, compartilhou conhecimento e sabedoria, formando mentes e moldando futuros. É nítida a sua paixão pela educação, o que lhe cabe bem a frase: Quando a educação é uma paixão, o professor é um artista”, escreveu Roberto Carlos.
O legislador lembrou as várias honrarias já concedidas a Henrique Santana Carballal, que, segundo ele, “além da sua valiosa atuação como homem público e comunicador, também é reconhecido pela sua contribuição na educação baiana”. Entre as condecorações, está a Cruz do Mérito Filosófico e Cultural, da Sociedade Brasileira de Filosofia, Literatura e Ensino (2004); a Medalha Thomé de Souza, da Câmara Municipal de Salvador (2007); Medalha da Vitória, do Ministério da Defesa (2019); e a Medalha da Ordem do Mérito Naval, da Marinha do Brasil (2019).
“Pelas razões ora explanadas, é inquestionável a sua contribuição à sociedade. Reconhecemos a sua dedicação, ética e compromisso, concedendo a Henrique Santana Carballal esse título, a mais alta honraria concedida a grandes personalidades que muito fizeram e fazem pelo nosso Estado. Sendo assim, pelos argumentos apresentados e pela importância do pleito, conto com o apoio dos meus pares para sua plena aprovação”, finalizou o deputado.