O deputado Pancadinha (SD) aplaudiu a Federação Baiana de Baleado, por meio de moção protocolada na Casa Legislativa, pelo trabalho e o compromisso da entidade, na promoção, organização e regulamentação do esporte baleado no Estado, elevando a modalidade ao patamar de reconhecimento estadual e nacional.
No documento, o legislador lembrou a origem do baleado, no Sul da Europa, onde era praticado por guerreiros romanos e gregos, espalhando-se, depois, pelo mundo, e que, encontrou ambiente fértil na Bahia, consolidando-se como uma verdadeira manifestação esportiva e cultural do povo baiano. “Praticado há décadas nas ruas, praças e escolas do estado, o baleado transcende a simples brincadeira de infância e se firma como um esporte que valoriza a coletividade, a estratégia e a inclusão social”, afirmou.
PILAR
Pancadinha destacou a atuação da Federação Baiana de Baleado (FBB), localizada na cidade de Feira de Santana, para a evolução e reconhecimento oficial do baleado como esporte. “Sob a liderança do seu presidente, Mateus Mônaco, a FBB tem desempenhado um papel crucial na regulamentação da prática esportiva, na organização de competições e no fortalecimento da estrutura da modalidade em âmbito estadual”, disse.
Além do desenvolvimento da modalidade em competições e treinamentos, Pancadinha destacou o impacto social gerado. “Seu compromisso com a inclusão e o bem-estar da população é evidente, ao promover acesso ao esporte para diversas comunidades, capacitar profissionais da área e organizar campeonatos que fomentam a participação de atletas de todas as idades e classes sociais”, reconheceu.
Segundo o deputado, o trabalho da Federação Baiana de Baleado tem sido crucial para a expansão da modalidade, “incentivando a formação de novos atletas, promovendo o esporte em diferentes regiões da Bahia e consolidando a modalidade como um verdadeiro patrimônio esportivo e cultural do Estado”, atestou.