A Secretária de Educação de São Francisco do Conde, Vanessa Dantas, destacou, em entrevista nesta quarta-feira (19), que os seus esforços nos primeiros 60 dias de Governo, estiveram voltados para acelerar o processo de requalificação das unidades escolares e para superar os desafios estruturais e pedagógicos, destacando a educação como uma das prioridade da segunda gestão do prefeito Calmon.
“As melhorias estruturais das nossas unidades escolares, temos 52 escolas no município, boa parte delas passando nesse momento por reformas, imprescindíveis para o bom funcionamento. Vamos também trabalhar para ter ampla climatização em todas essas unidades, trabalhar pela segurança”, destacou Vanessa Dantas.
“Fizemos agora a convocação do REDA, que foi feito ano passado, para composição do nosso quadro pedagógico e também dos professores que precisam integrar, para que a gente possa colocar as escolas também em pleno funcionamento na parte de conteúdo; para além disso, a gente tem as questões da merenda escolar, que, graças a Deus, já é uma merenda de qualidade”, destaca a secretária de Educação de São Francisco do Conde.
Vanessa pediu paciência aos familiares, alunos e aos membros da comunidade escolar ao pontuar que por conta das dificuldades financeiras que o município passa, a velocidade, tanto da reforma das unidades como para da contração de pessoal, não está sendo a que ela e que o prefeito gostariam.
“Oferecemos o transporte escolar também e o transporte universitário. Então, na medida do que a gente pode atender a comunidade franciscana no que tange a educação, nós estamos fazendo. Pedimos um pouco de compreensão, um pouquinho de paciência da comunidade. Eu sei que é difícil, eu sei que as pessoas às vezes reclamam porque também têm suas dores, mas a gestão também enfrenta um momento difícil”, pontua Dantas.
“O município passa por um enfrentamento de queda de arrecadação e isso, às vezes, dificulta com que a gente possa caminhar nessas pautas com mais agilidade, como a gente gostaria. Mas nosso prefeito Antônio Calmon tem sido muito sensível à educação, à saúde e também a outras causas e tem atuado com responsabilidade para que a gente possa fazer as melhores entregas para o nosso povo que a gente tanto ama”, ressalta a secretária de São Francisco do Conde.
Incentivo
Vanessa Dantas também destacou um programa de bolsas universitárias já existente no município, que visa ajudar os estudantes de São Francisco do Conde a cursarem o ensino superior.
“O município já tem um programa para atender os universitários, que disponibiliza um valor para poder contribuir com os universitários franciscanos com a bolsa universitária. Também o transporte universitário para garantir que eles possam vir. O transporte não só para os bolsistas, mas como para a grande maioria daqueles que precisam vir para os cursos universitários e também técnicos”, destacou Vanessa Dantas.
“E para além dessa oferta da própria Prefeitura, nós fomos procurados pela Universidade Uniasselvi para uma parceria em que a própria Universidade, através desse convênio com a Prefeitura, irá também disponibilizar bolsas com desconto de 50% para diversas modalidades de ensino para quem São Francisco do Conde desejar também ingressar em curso superior e também em curso de extensão”, destaca a secretária de Educação de São Francisco do Conde.