Um dos responsáveis pela criação e implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Brasil, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) celebrou a entrega de novas ambulâncias para as regiões de Itaberaba e Seabra, programada para a próxima sexta-feira (14). Com esses veículos, a Bahia alcança 100% de cobertura do serviço, garantindo atendimento de urgência para todas as regiões do estado.
“Mais um acerto do governo Lula, que tem investido pesado na renovação das frotas em todo o país. Com essa remessa, que atenderá Itaberaba e Seabra, cada canto da Bahia terá cobertura do SAMU”, destacou Solla.
O parlamentar também criticou o abandono do serviço nos governos anteriores: “Precisou o PT voltar ao governo para o SAMU voltar a ter alguma atenção. O último aporte tinha sido feito pela presidente Dilma. Depois, Temer e Bolsonaro ignoraram o serviço, que ficou completamente comprometido com os veículos antigos e sucateados”.
Criado em 2003, no primeiro governo Lula, o SAMU teve Jorge Solla como um dos idealizadores, à época em que atuava como Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, ao lado do então ministro Humberto Costa. A iniciativa se inspirou em experiências bem-sucedidas de gestões municipais do PT, como o Resgate Médico, implantado durante a gestão de Solla na Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista.
Na fase de concepção do SAMU, Solla e Arthur Chioro, atual presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e então diretor do Departamento de Atenção Especializada do SAS, viajaram à França para conhecer um modelo de serviço pré-hospitalar móvel, que serviu como referência para a implementação do serviço no Brasil.
A nova entrega faz parte do plano de renovação completa da frota nacional, com um investimento de R$ 243,5 milhões por meio do novo PAC. No total, serão distribuídas 789 ambulâncias para 559 cidades do país, sendo 12 destinadas à Bahia, beneficiando nove municípios, incluindo Itaberaba e Seabra, que até então não tinham cobertura do serviço.
“Garantir um SAMU estruturado é salvar vidas todos os dias. Parabéns ao presidente Lula, ao ministro Padilha, ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária Roberta Santanta”, finalizou Solla.