Líder da Oposição na ALBA, o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) criticou duramente a permanência da Via Bahia, concessionária responsável pela administração das BRs 116 e 324, na gestão das estradas da Bahia.
Em entrevista após a sessão desta quarta-feira (12), o parlamentar classificou a situação como um “absurdo” e cobrou uma ação mais firme do governo federal para resolver o impasse.
“Mais um absurdo dessa novela que é a Via Bahia, que está há mais de 15 anos nessa concessão, considerada a pior do país. Arrecadam milhões nas praças de pedágio, enquanto a BR-116 deixou de ser duplicada porque existia a expectativa de que a concessão faria isso. Nem duplicação, nem manutenção, e agora ainda serão premiados com quase um bilhão de reais para deixar o contrato”, criticou Tiago Correia.
A rescisão do contrato da Via Bahia estava prevista para ocorrer no dia 31 de março, mas, segundo Tiago Correia, a concessionária anunciou que não entregará a concessão e continuará cobrando pedágio.
“Eles arrecadam mais de um milhão por dia, quase 40 milhões por mês, e a população continua pagando sem receber o serviço devido. É um absurdo, revoltante”, afirmou.
O deputado destacou que tem usado reiteradamente a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para denunciar o problema e cobrou uma postura mais firme das autoridades federais: “É preciso que o governo federal tome uma decisão mais enérgica contra a Via Bahia, que só faz tirar dinheiro e roubar a população baiana”.