O governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou nesta quarta-feira (5) um balanço do Carnaval no estado e destacou o crescimento da festa em diversas cidades do interior, além da capital. Segundo ele, o evento consolidou-se como um atrativo estadual, beneficiando a economia, fortalecendo o turismo e a identidade cultural baiana.
“Antes, quando se falava em Carnaval da Bahia, pensava-se apenas em Salvador. Claro, a festa na capital é grandiosa e esplendorosa, mas hoje temos um movimento maior. São 130 municípios realizando atividades carnavalescas, lotando hotéis, pousadas, bares e restaurantes”, afirmou.
O governador citou exemplos de cidades que tiveram forte movimentação turística, como Morro de São Paulo, que recebe foliões para a chamada “ressaca de Carnaval”, e municípios do extremo sul e da Chapada Diamantina, que preservam tradições culturais locais.
“Acompanhei festas em Barreiras e Rio de Contas e vi o quanto o Carnaval de rua nesses locais tem um valor cultural genuíno”, disse.
Jerônimo Rodrigues comparou o crescimento do Carnaval ao São João, festa que há anos fortalece a economia regional em diversas partes do estado.
“Estamos consolidando um modelo que fortalece o Carnaval de Salvador, mas garantindo que a Bahia inteira seja vista, como já acontece no São João”, explicou.
O governador também agradeceu o trabalho de instituições que atuaram durante a festa, como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública, que fiscalizaram e atenderam eventuais reclamações. Ao final da coletiva, ele ainda falou do Arrastão comandando por Léo Santana, Bell Marques e outros artistas hoje.
“Hoje, por exemplo, temos o arrastão puxado por Carlinhos Brown, que ele mesmo criou para garantir que imprensa, ambulantes e todos que trabalharam na festa tenham um momento para curtir. É assim também com os taxistas e com tantos outros profissionais que fazem essa festa acontecer”, finalizou.