O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, neste domingo, 02, reafirmou a continuidade do diálogo entre o governo Jerônimo Rodrigues (PT) e a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sob a nova presidência da deputada Ivana Bastos (PSD).
Segundo Loyola, a transição da presidência, antes ocupada por Adolfo Menezes, não altera a relação institucional entre o Executivo e o Legislativo.
“Veja, nós continuamos com a mesma postura que nós tínhamos. Temos uma boa relação com o ex-presidente Adolfo e agora com a deputada Ivana, que é da base e faz política conosco. Não muda nada, e vamos continuar”, afirmou o secretário.
Sobre as críticas em relação ao pagamento de emendas parlamentares, Loyola defendeu que o governo tem cumprido com os repasses e ressaltou o aumento dos valores destinados aos deputados.
“Nunca o governo pagou tantas emendas parlamentares. Aumentamos o valor das emendas, era um valor irrisório. Hoje, o governador paga 1% da receita tributária líquida, um valor considerável. Continua pagando, tem entrega de ambulâncias, entrega de ônibus escolar, áreas de infraestrutura… Qualquer deputado, da situação ou da oposição, pode confirmar”, destacou.
O secretário também minimizou as cobranças da oposição, afirmando que fazem parte do papel parlamentar, mas garantiu que a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) mantém um bom diálogo com os deputados. “É natural que eles cobrem, está correto. Estão fazendo o papel deles, mas o diálogo da Serin com o parlamento continua bom e será cada vez melhor.”