O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), apontou, em entrevista durante a coletiva no Carnaval de Salvador, neste domingo (2), os alinhamentos nacionais podem ajudar o ingresso do Partido Progressistas (PP) e PDT em sua base.
“Sobre acordos políticos, vocês acompanham a todo momento, a gente não fica aguardando o Lula resolver para a gente poder fazer daqui. É claro que o cenário nacional interfere, mas eu estou fazendo a minha parte”, apontou Jerônimo Rodrigues durante coletiva no Carnaval de Salvador.
“Eu tenho dialogado com muita proximidade com o PP, é fundamental para a gente. Nós já temos na Câmara Estadual o alinhamento com os seis deputados estaduais, nós temos na Câmara Federal os deputados federais do PP já têm um alinhamento conosco, como é o caso de Cajado e de Mário Júnior, dois deputados dos quatro. Então eu tenho um alinhamento, me ajuda bastante todas as vezes que eu vou me reunir com a bancada federal”, destacou o chefe do executivo estadual
“Eu me sinto muito seguro no trato como eu faço com os deputados e com a bancada estadual respeita esse momento da construção. Eu tenho muito interesse de que esse alinhamento aconteça com o governo federal, tanto o PP, PDT também, nós estamos dialogando aqui, preparando, e caso haja um alinhamento federal, vai ser fácil para nós aqui. Caso não haja, quero dialogar para ver como é que a gente continua com essa aproximação”, arrematou Rodrigues.
Ele também citou que poderá absorver o União Brasil, partido que conta com ministérios no governo Lula, mas que na Bahia faz Oposição ao Governo da Bahia e que apresentou ACM Neto, vice-presidente da sigla, como candidato em 2022. Neto é especulado como possível candidato novamente em 2026.
“Inclusive, se o alinhamento, o alinhamento é programático. Assim como nós temos uma boa relação com o PC do B, com o PSD, com o PSB, com o Verde, o Avante, eu também entendo que o Lua está fazendo um alinhamento de programa de partido. Dialogar e ter no governo federal União Brasil, eu não vejo dificuldade em isso acontecendo a gente aqui também na Bahia senta e dialoga. O que está posto aqui é o alinhamento de programa”, sinalizou Jerônimo Rodrigues.
O nosso programa é de responsabilidade com a questão ambiental, com um trabalho decente, é de buscar empresas para investimento. É de combate à fome, esse é o programa que alinha; portanto se nós tivemos na história nossa partido que não sentava com o presidente Lula e aqui na Bahia, nós temos agora a possibilidade, nós iremos conversar para construir uma Bahia cada vez mais inteligente, uma Bahia educada, que a gente dialoga, faz a política, faz a oposição”, pontuou o petista.
“vocês me viram na imagem com o prefeito Bruno Reis na quinta-feira abrindo o carnaval, é aquilo que está, ali não estava uma disputa partidária, ali estava a gente dizendo: “olha, o governador, ou seja, o governo do estado e o governo municipal estão fazendo uma entrega no sentido para um Carnaval unido, a concepção diferenciada de como a gente trata as coisas”, arrematou o governador da Bahia.