O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu, durante coletiva no Carnaval de Salvador, neste domingo (2), que a presidente em exercício, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), seja efetivada no posto de presidenta da Assembleia Legislativa da Bahia e que uma eleição seja realizada para sua vaga na primeira vice-presidência.
A tese de nova eleição para o vice-presidência é majoritária hoje no Legislativo Baiano.
“Eu conversei muito rapidamente com o Ivana e com o Adolfo, é que a decisão foi tomada no Supremo, isso agora é devolvido à Assembleia para que a Assembleia tome decisões. O que está posto lá não é decisão judicial que vai acontecer, se é uma eleição ou se é a subida da vice para ser a presidente definitivamente, e isso acontecendo é menos trauma, é opinião minha, mas a Câmara, a Assembleia vai tomar decisão e aí passa a ter uma eleição para uma nova vice ou um novo vice”, pontuou Rodrigues.
“Então o que eu desejo, eu vou continuar fazendo o meu trabalho de um Poder Executivo que não deve e não vou interferir no Poder Legislativo, isso está mantido, torcida eu tenho, vou torcer para que a Assembleia saia mais forte”, ressaltou o governador da Bahia.
O chefe do executivo estadual exaltou Adolfo Menezes, ex-ocupante do cargo.
“A passagem de Adolfo nesse período e agora inclusive na eleição revelou a força dele, ele foi praticamente por unanimidade, um foi candidato e o outro deputado não estava na votação, então foi uma unanimidade. Então isso simboliza a unidade da Assembleia, que é o torço para que isso aconteça. Um outro elemento, a representação na mesa diretora contando aí com a proporcionalidade, então a oposição também está na Mesa”, ressalta Jerônimo Rodrigues.
O governador da Bahia destacou o simbolismo que é ter Ivana Bastos, primeira mulher presidenta da ALBA após 190 anos de história da Casa Legislativa da Bahia.
“Depois de 190 anos, a gente tem uma mulher sentada pela primeira vez na Assembleia, na presidencia da Casa, é um sinal positivo. E no mês de março, no mês da mulher. Então, torcer para que a Câmara saia mais forte. Eu torço, uma Câmara mais forte é boa para política. Melhora, aqui está o deputado Fabrício, melhora a imagem nossa de políticos. E eu ajudarei ao máximo que for possível, não vou atrapalhar para que a Assembleia saia mais forte”, ressaltou Jerônimo Rodrigues.
Jerônimo destacou que simbolismo não fica só preso à Ivana Bastos, mas também alcança a eleição de Cynthia Maria Pina Resende como presidente do TJ-BA.
“Sobre a marcação forte de mulher dirigindo um poder, teremos a segunda mulher dirigindo um poder, porque nós temos o TJBA, que é o poder judiciário, que é uma mulher, doutora Cynthia, desembargadora, nesse momento nós teremos duas mulheres dirigindo dois poderes no estado da Bahia; em assim se confirmando o nome de Ivana, isso aí é decisão da Assembleia, mas em se confirmando, torço para que isso aconteça, para que Ivana continue dirigindo os trabalhos da Assembleia”, pontuou Jerônimo Rodrigues.
“É (foi) a deputada mais votada nessas eleições da Bahia, então além disso, a deputada Ivana dirigiu até pouco tempo a união dos deputados e deputadas do Brasil, a Unale. Então tem cacife para isso, é de um partido aliado, portanto eu torço e vibro para que ela possa fazer uma boa gestão e assim ela vai e possa, digamos assim, mostrar a Bahia o quanto a mulher tem capacidade de fazer as coisas e fazer bem feitas”, arrematou o governador da Bahia.