O governador Jerônimo Rodrigues (PT) neste domingo (2), durante coletiva de imprensa de balanço do Carnaval, exaltou o fato de o Trio de Armandinho e Irmãos Macedo que sai neste domingo (2), no Circuito Dodô (Barra-Ondina), às 18h40, ser movido por energia renovável, especificamente o gás natural.
O petista salientou que, com a chegada da BYD, pretende estender esse benefício a outros trios elétricos, de maneira que menos veículos poluam o ambiente onde se curte o carnaval.
“Com a vinda da BYD, esperamos garantir que mais trios possam, no Carnaval da Bahia, evitar poluição, fazermos a descarbonização dos carros, dos caminhões que puxam os nossos trios-elétricos. Tivemos anteontem os trios de Dodô e Osmar, celebrando 75 anos, já rodando movido a gás. Hoje à tarde, saindo às 18h40, no Farol da Barra, no Circuito Barra-Ondina. Mais uma vez, um trio que não polui e que não carboniza; a redução é de quase 40% de emissão de gases. […] Quem vem para a folia não está muito preocupado, mas encontra um ou outro que fica ali para saber. Quem encosta perto de um caminhão desses puxando um trio sabe a energia que é jogada no meio ambiente”, disse Jerônimo.
Quanto ao Trio Armandinho e Irmãos Macedo, essa é a primeira vez na história do Carnaval de Salvador que um trio elétrico será puxado por um caminhão movido a gás natural liquefeito (GNL), substituindo o diesel por uma alternativa mais limpa e eficiente. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, com a Eneva, maior operadora privada de gás natural do país, e a VirtuGNL, empresa especializada em transporte a GNL.
Para o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, o Carnaval da Bahia é uma importante vitrine de conscientização e de estímulo à adoção de tecnologias aliadas do meio ambiente. “O trio elétrico, que está completando 75 anos, e em especial o de Armandinho e os Irmãos Macedo, que patrocinamos há 16 anos, agora tem sua história conectada à inovação energética, reforçando a mensagem de que a tradição pode caminhar lado a lado com a sustentabilidade”, afirma Gavazza. “O uso do GNL em trios elétricos promove uma economia de baixo carbono ao Carnaval baiano, reduzindo a emissão de poluentes e de gases de efeito estufa em comparação com outros combustíveis fósseis, como o diesel”, completa.