O secretário de Cultura do Estado da Bahia (Secult) Bahia, Bruno Monteiro, destacou, durante acompanhamento da saída do Ilê Aiyê, neste sábado, no bairro do Curuzu, a força que o bloco e seu braço social tem para comunidade, ressaltando também o empenho do Governo do Estado para o fortalecimento dos movimentos culturais.
“É uma das importantes, das mais significativas do nosso Carnaval porque justamente reforça o nosso vínculo com a ancestralidade. Com as bênçãos de Mãe Hilda Jutolú, a sua força ancestral, o Ilê Aiyê vem para a rua trazendo sempre a força desse bloco e dessa comunidade, que se organiza em torno do Ilê com projetos de educação e social muito importantes”, apontou o secretário de Cultura da Bahia.
“Temos agora um edital chamado Mãe Hilda de Jutolú, que apoia os blocos afro ao longo de todo o ano, isso é resultado de um trabalho que vai evoluindo. Estamos aqui em um sinal de reverência, de respeito, mas também celebrando a política publica que tanto fortalece o Ilê Aiyê quanto e os blocos afro da Bahia”, arrematou Monteiro.