O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou a solidez do sistema de videomonitoramento para proteção do folião no Carnaval.
Na primeira entrevista de balanço, nesta sexta-feira (28), no Quartel dos Aflitos, ele destacou que o reconhecimento facial e o videomonitoramento do circuito já encontrou criminosos e coibiu crimes.
“Esse sistema de reconhecimento facial, reconhecimento de placas de automóveis que estão cadastradas por possíveis roubos ou placas frias, nos dá uma agilidade no serviço. Nós agora, na avaliação, presenciamos a PM e PC acompanhando o sujeito que tinha sintomas nas suas imagens de que estavam se comportando de forma muito estranha, e naquele momento a polícia começou a acompanhá-lo pelas câmeras, não daria tempo destinar uma equipe se não tivéssemos essas imagens”, pontua o governador da Bahia.
“Então, além da economia, da rapidez e da responsabilidade, todas as pessoas que são capturadas do reconhecimento facial, elas são, com todo respeito ao cidadão e aos direitos humanos, checadas a informação. Para que a imagem captada pela câmera, ela possa ser checada mais uma vez, mesmo tendo o reconhecimento constatado, mesmo assim”, destacou Rodrigues.
“Eu pude acompanhar e ter acompanhado do sistema nosso de monitoramento, como é que acontece o procedimento, o regramento de mesmo aquela pessoa sendo reconhecida, há todo um cuidado e zelo para que não se entregue à justiça e uma pessoa que por ventura pudesse haver um erro, e nós temos constatado que zero erro no reconhecimento facial”, arrematou o chefe do executivo estadual.