A secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), avaliou positivamente o primeiro dia do Carnaval da capital baiana, destacando o aumento da ocupação turística e o impacto econômico da festa.
Durante coletiva de imprensa, ao lado do prefeito Bruno Reis (UB), Ana Paula ressaltou que a cidade já registra uma ocupação hoteleira de 84%, além do crescimento na hospedagem em casas de parentes e na locação de imóveis por temporada.
“Temos, sim, um aumento de 6,7%, como o prefeito falou. Mas, além da hotelaria tradicional, percebemos um crescimento na hospedagem alternativa, como casas de parentes e apartamentos por temporada. Quando analisamos os números, vemos que 60% do público da festa é local e 40% vem de fora. É um número significativo, considerando que os pacotes mais procurados são de sexta a terça”, explicou.
A secretária destacou que a maioria dos turistas chega a Salvador de avião, representando 73,5% do fluxo, enquanto 5% vêm de outros países. Além disso, um dos fatores que mostram a força da festa é a fidelização dos visitantes.
“Na nossa pesquisa, 70% das pessoas já vieram mais de três vezes para o Carnaval. Ou seja, elas voltam. E isso demonstra a qualidade e a força do nosso evento”, afirmou.
Ana Paula Matos também exaltou a decisão estratégica de fortalecer a abertura do Carnaval no Circuito Osmar (Campo Grande), garantindo uma melhor distribuição dos foliões entre os circuitos do Centro e da Barra/Ondina.
“Foi um dia histórico. Antes mesmo de ser nomeada secretária, participei, junto com o prefeito, dessa decisão de abrir a festa no Campo Grande. Foi pensado para mostrar a força desse local”, disse.
A secretária enfatizou ainda o papel da cultura afro-brasileira na identidade do Carnaval de Salvador, destacando a presença de artistas icônicos como Carlinhos Brown, Daniela Mercury e outros nomes do axé.
“Nosso Carnaval tem 40 anos de axé e se consolida na força desse povo. A Bahia não existe sem essa energia, sem esse coletivo. Meu pedido para quem está em casa: continue vindo na paz, na boa, porque essa festa já é a maior do planeta”, concluiu.